sábado, 5 de julho de 2014

Decoração com móveis reciclados

O tema sustentabilidade já é abordado pela construção civil há alguns anos, por isso já chegou à arquitetura e, é claro, à decoração. Os profissionais dessas três áreas estão cada vez mais preocupados em reduzir os impactos causados no ambiente e em economizar recursos naturais.


A fim de ser uma alternativa contra o consumo desenfreado, o reaproveitamento de materiais que não teriam mais utilidade na sua primeira função ou de materiais que vem de fontes sustentáveis passa a ser a alternativa dos decoradores que desenvolvem projetos sustentáveis.


Veja abaixo dicas de materiais, móveis e objetos reciclados que podem ser usados na decoração para deixar seu lar lindo, moderno e sustentável.


Decoracao Rustica

Pallets


Quando falamos sobre decoração com móveis reciclados, o primeiro material que lembramos é o pallet – suporte de madeira usado para facilitar o armazenamento e transporte de cargas pesadas com o uso da empilhadeira. Ele caiu no gosto de todos que buscam ou propõem uma decoração sustentável.


A versatilidade é a principal característica desse item que pode ser transformado em móveis grandes, como sofás ou camas, ou ainda em revisteiros, mesinhas de centro, estantes, cabeceiras de cama, jardins verticais e afins.


Pallet Decoracao Pallet Decoracao 4

Caixotes


Os caixotes de feira – usados para transportar alimentos – são versáteis, assim como os pallets, e podem ser usados para diversos fins dentro de casa: revisteiros, sapateiros, estantes, prateleiras, mesinhas auxiliar e tudo que a criatividade permitir.  Se a intenção é fazer uma decoração ecologicamente correta gastando pouco, esse item é indispensável.


Um pouco de criatividade na hora de reciclar fará com que essa peça simples se transforme em um lindo móvel. E o melhor de tudo, é barato, bonito, sustentável, fácil de fazer e de usar.


Pallet Decoracao 3 Pallet Decoracao 2

Móveis restaurados


Sem dúvida, não há nada mais atual quando falamos de decoração do que os estilos retrô e vintage. Essa tendência de usar móveis com um ar antigo na hora de decorar é tão forte que hoje grandes marcas de móveis e eletrodomésticos possuem linhas específicas para os adeptos desses estilos. Porém, muito melhor do que pagar um valor alto por um produto novo com estilo antigo é restaurar móveis usados e dar a eles uma versão completamente nova e moderna.


Desde aquela máquina de costura da vovó até o móvel perdido no canto de uma loja de móveis usados, tudo pode ganhar uma repaginada e ficar perfeito para compor a decoração do seu lar, olha só!


Decoracao moveis antigos  Decoracao Vintage  Comoda Estilosa

Outros itens


Como já falamos aqui, a criatividade na hora de decorar com móveis reciclados é fundamental e por isso qualquer peça que não tem mais uso pode ser reaproveitada e ganhar uma nova utilidade na composição da sua decoração. Essa é a ideia principal e mais importante quando falamos de sustentabilidade.


Veja abaixo algumas peças simples que todos podem ter em casa e suas novas utilidades totalmente inesperadas:


Decoracao moveis usados Decoracao moveis usados 2 Decoracao Vintage 2

 

Gostou das dicas? Comece agora mesmo a utilizar uma decoração sustentável na sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário