sábado, 5 de julho de 2014

Decoração de inverno: pronto para começar a sua?

Nem toda decoração precisa ser estática. Com o uso de certas cores em acessórios, móveis e paredes, o cômodo pode acompanhar as quatro estações do ano. Vamos conferir dicas para o inverno.



Cores para o inverno


Pintar apenas uma parede dos espaços já faz parte da moda decorativa há algum tempo. Usar cores quentes para decorar ou compor um ambiente no inverno ajuda a dar a ideia de "aquecimento" do cômodo, em uma cartela de cores quentes os tons de vermelho, laranja e neutros são a melhor pedida. O vermelho é uma cor bastante forte, se você não quer algo que chame muito a atenção, mas dê uma energia a mais a sua sala, cozinha ou copa opte por tons de vinho que são mais elegantes e passam boa vibração, além de estar na moda do inverno 2014. Outra tonalidade que é mais neutra é aquela que lembra o deserto, como tons mais claros de laranja, que passam o mesmo efeito vibrante, porém, de uma forma mais discreta, use em quartos e banheiros. A última opção de uma cartela quente são tons de laranja perto do "tijolo", são vibrantes, quentes e acolhedores na medida certa.


Se não quiser pintar as paredes, os acessórios são uma boa ideia. Trocar a cor das cortinas também é uma dica, ou ainda colocar vasos e tapetes nessas cores. Essas pequenas trocas dão outra cara para os ambientes. Se for trocar as cores opte por fazer em quartos e salas, onde as pessoas costumam ficar mais tempo na casa.


Decoracao de inverno 4

Um toque a mais na iluminação de inverno


A decoração de inverno também aparece em detalhes de iluminação. No verão usamos as luzes “frias”, que chamamos de fluorescentes. No inverno as lâmpadas com a luz mais amarelada dão um toque mais “quente” ao ambiente, como as incandescentes. Caso você não goste desse tipo de lâmpada, há truques que podem ajudar a amarelar mais a luz como: instalar uma lâmpada dicroica ou comprar uma tinta de revestimento de lâmpada fluorescente chamada de gelatina, em um tom mais amarelado.


Se você é fã de luminárias, pode indicar em seu projeto aquelas na vertical, ou até mesmo investir em abajures, principalmente ao lado de sofás, pufes e camas, além de dar uma sensação aconchegante ao espaço, elas também esquentam quem está ao lado delas pelo fato ficar mais próximas à quentura da lâmpada.


Para espaços como sala de jantar o uso de velas e candelabros combina totalmente com o clima frio e dá um toque provençal e romântico para o cômodo.


Decoracao de inverno 3

Tecidos coloridos e quentes para o inverno


A sobriedade do inverno está em cores mais escuras. Para ajudar a trazer o ar invernal da estação e não passar frio pense em almofadas, mantas e xales para seus ambientes. As almofadas podem sair do armário para camas, sofás, poltronas e cadeiras. Os xales de sofá podem combinar com as cores do ambiente. Já as mantas têm mais opções de uso, por serem maiores e fabricadas em tecidos mais quentes.


O banheiro também ganha com tecidos mais quentes: invista em toalhas de material mais felpudo, assim como em tapetes com fios mais grossos.


Decoracao de inverno 2

Um toque de madeira e arte


A madeira é um material que ajuda a manter o calor. Pense que uma casa com piso ou acabamento em madeira é consideravelmente mais quente. Se você quiser dar um ar mais acolhedor ao ambiente sem precisar trocar pisos e revestimentos, opte por móveis de madeira e quadros com moldura. Na cozinha quadros com abordagem de comida, ou frutas e jogos americanos do material combinam perfeitamente com o inverno.


Decoracao de inverno

Gostou das dicas? Deixe um comentário com a sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário