sábado, 5 de julho de 2014

Decorar quarto de adolescentes - uma tarefa difícil?

A criança da casa cresceu e está cheia de novas atitudes, ideias, convicções e, principalmente,  gostos. Sabe onde isso vai refletir diretamente? No quarto dela. E agora chegou a hora de mudar a decoração e transformar o quarto de criança em um quarto de um adolescente. Tarefa difícil? Nem tanto!


Quarto de crianca

Como decorar o  quarto de um adolescente


Primeiro passo: Identificar o que deve ser retirado


A menina normalmente não quer mais os brinquedos e fica apenas com alguns bichos de pelúcia e algumas bonecas que têm valor sentimental.


O menino costuma não querer mais os brinquedos de crianças – mas nem pense em mexer na sua coleção de carrinhos ou de alguns objetos de que ele ainda gosta.


Quanto aos móveis e objetos de decoração, remova ou troque tudo que lembrar que ali era um quarto infantil.


Em alguns casos, alguns móveis podem ser mantidos, mas se eram pequenos demais ou decorado com temas infantis, será preciso adaptá-los ou trocá-los.


Quarto de crianca 2

Segundo passo: Identificar o que agradará o adolescente


Apesar de em alguns momentos o adolescente parecer “não estar nem aí” para a nova decoração, existe um quarto que vai agradá-lo por completo. Aos poucos, você que o conhece tão bem, vai conseguir descobrir uma cor ou um tema que o satisfaça. Converse com seu filho ou filha e juntos tentem descobrir o que se adéqua mais ao seu perfil.


Quarto de crianca 3

A parte prática: ideias para quartos de adolescentes


Na fase da adolescência, o quarto será o seu refúgio, assim como o lugar para reunir os amigos, estudar, jogar, ouvir ou fazer música. Então, as palavras de ordem são: aconchego, praticidade e funcionalidade. Vamos às dicas:




  • Paredes: Personalize uma parede. Papéis de parede decorados estão nas tendências do momento – listras são sempre bem aceitas por meninos e meninas não resistirão aos florais ou abstratos modernos. Arte na parede também costuma ser bem-vinda pelos jovens – pode ser sobre algo que ele curta: um personagem, uma banda, um jogo, esportes – esse tema deve ser escolhido por ele, para não haver chance de erro. Cuidado com as cores: busque criar uma harmonia no ambiente sem deixá-lo carregado.



  • Iluminação – Se o cômodo tiver pouca iluminação natural, invista em abajures e luminárias. Caso queira aumentar a iluminação natural, pense em uma claraboia, que além de resolver o problema da luz, aumenta a  ventilação.



  • Móveis – Invista em armários com boas divisões para roupas e com espaços grandes, caso precise guardar instrumentos musicais, uma prancha de surf, entre outros. Prateleiras são essenciais – os brinquedos saíram, mas agora chegaram os livros, os CDs, as coleções de objetos, os jogos e afins. A cama pode ser trocada por uma de solteiro em tamanho maior ou ainda por uma de casal. É interessante que haja um espaço onde fiquem os amigos, principalmente em quarto de meninas, que se reúnem com bastante frequência. Pense em um sofá ou alguns puffs, coloque um tapete fofo e macio e alguns almofadões. Não se esqueça do espaço de estudos, pense na ergonomia e no conforto necessários nesse momento.



  • Caso o espaço seja pequeno, uma boa dica é optar por móveis planejados, que otimizarão o espaço do cômodo, e investir em uma cama que também possa servir como um sofá. Beliches também são boas opções para pequenos espaços.



  • Aposte em objetos de decoração originais, criativos e inusitados para que seus filhos se sintam à vontade.


Há uma infinidade de ideias para quartos de adolescentes. Caso precise de ajuda, procure um bom profissional da área de arquitetura e decoração para ajudar. Além de estarem por dentro de todas as tendências e novidades, eles têm dicas valiosíssimas que valorizarão muito o projeto. E lembre-se: você preparou o quarto para seu filho ter uma infância feliz, agora é a hora de prepará-lo para que ele tenha as melhores lembranças da adolescência. Boa sorte!


Quarto de crianca 4

Quarto de crianca 5 Quarto de crianca 6

Quarto de crianca 5

Gostou das dicas? Acesse nosso site e veja muito mais sobre decoração e estilo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário